10 melhores lugares em Portugal

A Ribeira do Porto
O colorido e característico Cais da Ribeira recebeu o estatuto de Património Mundial da UNESCO, por razões óbvias. Edifícios multicoloridos que albergam cafés e restaurantes animados à beira do rio, enquanto ruas medievais serpenteantes e becos íngremes de paralelepípedos que conduzem para fora do passeio o convidam a explorar mais. Aprecie a vista do outro lado do Douro até às lojas de vinho do Porto do outro lado, enquanto bebe um galão num café no passeio. Ou venha para um jantar de peixe fresco à noite, quando a zona é particularmente animada.


Sintra
Outrora um retiro de verão privilegiado para os reais de Portugal seduzidos pelo ar mais fresco e pitoresco que os rodeia, a cidade de Sintra, no topo da colina, é uma das maiores atracções de Portugal, com kudos do Património Mundial da UNESCO. A menos de uma hora de carro de Lisboa, faz uma viagem de um dia maravilhoso, mas para apreciar realmente os luxuosos palácios e fabulosos jardins espalhados pelas luxuriantes colinas arborizadas, dê a si próprio dois a três dias para explorar.


Serra da Estrela
Os trilhos menos percorridos das montanhas mais altas de Portugal são um deleite para o caminhante aventureiro. Os percursos no Parque Natural da Serra da Estrela abrangem aldeias históricas e igrejas de pedra remotas, quedas de água e florestas de cortiça, planaltos rochosos chorados pelo vento e vistas estupendas. Experimente o Queijo Serra da Estrela, um maravilhoso queijo gelatinoso feito com leite de ovelha, específico para a região.


Praia da Bordeira, no Algarve
Esta praia isolada na costa ocidental tem uma enorme extensão de areia macia virada para a força do oceano. Apoiada por dunas gigantes e colinas escarpadas e poeirentas, a Praia da Bordeira é um local espectacular. As crianças salpicam na lagoa criada por um rio suave numa das extremidades da praia, enquanto os surfistas são atraídos pela poderosa ondulação do Atlântico e pelas suas imensas ondas.


O vale do rio Douro
Fazer uma viagem ao longo do Rio Douro está entre as melhores viagens na Europa. Ir de barco dá-lhe vistas maravilhosas dos vinhedos em socalcos e laranjais nas margens do rio, enquanto a condução permite-lhe parar à vontade e desfrutar de pernoitar em quintas rurais (propriedades rurais). Mas apanhar o comboio é talvez a melhor maneira de combinar uma experiência relaxante com vistas fantásticas e paragens para algumas das melhores adegas de Portugal. A viagem do Porto ao Pocinho, perto da fronteira espanhola, é particularmente notável.

Mercado da Feira de Barcelos
Poderia facilmente passar pela pequena cidade de Barcelos, não se apercebendo que às quintas-feiras o local ganha vida com um dos melhores mercados ao ar livre da Europa, realizado desde os tempos medievais. Encontrará tudo, desde frutas e legumes, carnes curadas e queijos regionais, roupas baratas e artesanato. Se procura levar para casa algumas das loucas de Barçelos, (olaria local branca e amarela), cestaria tradicional e outros ofícios, está no lugar certo.


Monsaraz
Esta pequena aldeia medieval, escassamente habitada, perto da fronteira espanhola, situa-se no alto da planície plana alentejana de vinhedos e olivais. O castelo é o grande atractivo de Monsaraz, com a sua confusão de ruas e vistas espectaculares da planície e da barragem do Alqueva, mas aproveite para passear pelas encantadoras ruas estreitas de calçada das casas de campo caiadas de branco e passear pelas lojas de artesanato.


Coimbra
A cidade medieval de Coimbra, situada sobre o Rio Mondego, alberga a universidade mais antiga de Portugal, datada de 1290 – sendo a sua atracção principal uma esplêndida biblioteca barroca. A cidade antiga transpira encanto histórico e, durante o período de aulas, uma animação gerada pela população estudantil – nos muitos bares, cafés e restaurantes. É possível ouvir música de fado durante todo o ano, mas ao captar uma actuação de Verão ao ar livre, as estirpes de guitarra e vozes masculinas que reverberam contra as paredes da cidade velha, é muito mais atmosférica.


Alfama, Lisboa
O bairro mais antigo e mais atmosférico de Lisboa é um deleite de ruas estreitas emaranhadas e vielas que atravessam as encostas por baixo do castelo mouro da cidade. Aqui o burburinho da vida quotidiana acontece menos o glamour do turismo. As crianças brincam nos becos abaixo da lavandaria pendurada nas varandas de ferro fundido, e o cheiro a peixe fresco a cozinhar paira no ar. Alfama é também o lar de alguns dos melhores bares e clubes de fado da cidade.


Parque Nacional da Peneda-Gerês
O Parque Nacional da Peneda-Gerês é o único parque nacional de Portugal, os seus 700 quilómetros quadrados cobrindo florestas íngremes de pinheiros e bétulas, vales exuberantes, planaltos serpenteados com estranhas formações rochosas e encantadoras aldeias rústicas onde tradições antigas fazem parte da vida quotidiana. Os caminhantes deliciar-se-ão com as numerosas trilhas, desde passeios curtos a passeios de um dia nos recantos mais remotos do parque.


Deixe uma resposta